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Antigo 18-10-2010, 15:30   #2
Chelsea
Mecânico de 2º Grau
 
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Ora bem, começando pelo princípio, e sem ordem nenhuma aparente...

Estas jantes 135M estão disponíveis para vários modelos BMW, com ET's diferentes (se não me engano, série 3 com ET's de 47 e 50, e séries 5 com ET's de 20...e talvez até para mais séries).

Visto que as jantes são de um E46 e vão ser montadas noutro E46, se tiverem o ET certo (e acredito que tenham, para esse E46 andar com elas montadas), de certeza que não há problema nenhum.

O offset é o mesmo em ambos os modelos, e desde que as medidas dos pneus que sejam montadas, sejam as homologadas para o carro em questão e para a dimensão 18'' da jante, de certeza que não vai raspar em lado nenhum.
(se por exemplo, as jantes tiverem um ET de 20, ou seja, as do série 5, aí já vão ficar cerca de 3 cm para fora, e aí, pode muito bem raspar...)

A utilização de jantes de 18'' poderá apenas influenciar negativamente no conforto, porque reduz-se o perfil do pneu e sente-se mais facilmente as irregularidades da estrada, e em termos dinâmicos, pois o conjunto jante/pneu é um pouco mais pesado, e o aumento de inércia dificulta mais a rotação do que um conjunto de 16 ou 17''.

Por outro lado, melhora positivamente em termos de tracção e poder de travagem, pois aumenta a área de pneu em contacto com o chão, para além de ter uma estabilidade em curva muito maior.
Como o perímetro da roda é maior, consegue-se ainda atingir uma velocidade de ponta um bocadinho superior do que com jantes de medidas inferiores.

Não há desgaste particular de nenhum componente pelo facto de se andar com 18'', isso sucede mais quando se usam espaçadores com medidas muito inflaccionadas.

A medida mais adequada depende do objectivo. Medidas mais baixas, são mais leves, mais confortáveis e os pneus são mais baratos. Medidas mais altas, são esteticamente mais apelativas, pode-se perder algum conforto (mas depende sempre do tipo de pneu utilizado), e os pneus são mais caros. Vai do gosto de cada um!

Para saberes se são jantes originais, na traseira têm que ter uma marcação em relevo que identifique a referência das jantes, e muitas vezes, trazem também o valor do ET:



Esta imagem tirei-a de um negócio do Ebay para umas jantes 135M, mas de um série 5. Podes ver o negócio aqui:
http://cgi.ebay.de/BMW-ORIGINAL-5-E6...item230ada2ef3

Para veres a referência certa das 135M para o série 5, podes ver aqui:
http://www.realoem.com/bmw/showparts...13&hg=36&fg=15

Ou seja, a referência 36118036570 (ou apenas 8036570) para a frente, e a referência 36118036947 (ou apenas 8036947) para trás, e se confirmares com a referência da fotografia, vês que bate certo com a referência de uma jante traseira.

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Dou-te outro exemplo de umas jantes que comprei, para veres como costumam estar também inscritas essas referências que falo:





Para verificares as referências das peças, e não te acreditares apenas na minha palavra, tens aqui os links para os 2 carros:

E46 330d:
http://www.realoem.com/bmw/showparts...88&hg=36&fg=15

E46 320CD:
http://www.realoem.com/bmw/showparts...88&hg=36&fg=15

Mas até aqui eu te dou uma ajuda com as referências:

Jante de liga leve dianteira - 8JX18 ET:47 - 36117896470 (ou apenas 7896470)
Jante de liga leve traseira - 81/2JX18 ET:50 - 36117896490 (ou apenas 7896490)

Espero ter respondido a tudo!
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Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

Última edição por Chelsea; 18-10-2010 às 15:36.
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