Tópico: BMW 120d
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Antigo 16-10-2010, 15:02   #19
Chelsea
Mecânico de 2º Grau
 
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Publicado originalmente por rent09 Ver Post
Boas Jorge,

eu tambem gostaria de colocar bi-xenon no meu e82 e pesquisei sobre a materia.

Na marca para fazeres a mudança completa prepara uns 1500€ ou mais pois eles têm que mudar tudo incluindo o para choques frontal.

Fora da marca existe Nacional as ópticas originais bmw 600€ e ficas com xenon mas sem o regulador e o lava farois o que pode "tornar-se" chato na inspecção.

Ou então os angel eyes, ficas com a optica igual a do bi-xenon, ficas com aqueles minimos lindos e olho de boi mas sem xenon (que é o que irei meter) assim nao te chateias na inspecção e colocas uma BOA lampada como medio (Philips Blue Vision Ultra H7 p.ex.) nao se vê que fica atras do olho de boi e dá a ideia de xenon com a optica igual a original ou ainda se quiseres metes un kit xenon nessas opticas e ficas com xenon mesmo (eu nao irei optar por esta ultima opção mas sim meter umas philips), nacional 300€.

Espero ter ajudado
Calma lá...que isso não é bem assim! Antes de mais, não é preciso pára-choques nenhum, que os série 1 têm os pára-choques todos com o mesmo contorno na zona dos faróis!

Depois, para se meter o sistema a funcionar, há 3 alternativas possíveis, que vou abordar muito brevemente, pois dá pano para mangas!!!:

1 - Comprar o kit-retrofit na marca e montar (fica como se tivesse xenon de fábrica)

2 - Comprar algumas peças essenciais, montar e adquirir mais tarde as peças restantes

3 - Montar umas ópticas idênticas às OEM, mas só com lâmpadas halogéneo;

Começando pela 1. O kit retrofit comprado cá na BMW em PT, sai a um preço exorbitante (tipo à volta de 2400€), e já vem com todas as peças necessárias, cablagens, niveladores, lava-faróis, etc...para se fazer a montagem como se trouxesse xénon de fábrica. A questão fulcral, é que para além desse valor exorbitante, a montagem ainda dá MUITO trabalho, e ou têm uma oficina de confiança onde possam fazer isso, ou na BMW é mais umas valentes centenas de euros!

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Passando agora para a 2ª alternativa (esta tem 3 opções). A primeira, para meter Xénon quase como que de origem, são precisas algumas peças essenciais, para se conseguir fazer com sucesso a codificação na marca. São elas:

- As ópticas (compram-se aí via ebays e afins por cerca de 500€)
- O footwelll module;
- Umas cablagens adicionais para fazer a ligação;
- O interruptor de luzes (por alguma razão, é diferente);

Como opcionais (que não são necessários para a codificação, mas podem haver problemas com polícia e posteriormente na IPO):

- Niveladores de faróis
- Lava-faróis

Meto aqui no meio um post meu como citação, que tem esta questão mais bem explicada:

Citação:
Publicado originalmente por Chelsea
Olá Ricardo

Fizeste bem em refrescar-me a memória, porque já nem me lembrava disto que tinha "prometido".

Ora em linhas gerais, e em relação a essa modificação feita na BMW, temos que:

O sistema de forma completamente legal e como a BMW tem na base deles, há muitas peças que se mudam. São elas:

- Farolins traseiros;
- Luzes matrícula;
- Lava faróis;
- Footwell Module;
- Cabos necessários para modificar a instalação eléctrica;
- Niveladores automáticos;
- Interruptor luzes;
- Remoção do nivelamento eléctrico manual.
- Qualquer outra coisa que me possa ter escapado...

De qualquer forma, para isso ficar completamente legal aos olhos do IPO, o essencial é:

- Lava-faróis (os 3 últimos - Oficina));
http://www.realoem.com/bmw/partgrp.d...06&hg=61&fg=45

- Niveladores que ligam à suspensão e detectam o nivelamento do carro, regulando a inclinação do xénon automaticamente;
http://www.realoem.com/bmw/showparts...97&hg=31&fg=05

- Remoção do nivelamento eléctrico manual (BMW);
- Instalação do Footwell module (BMW);
- Cablagem necessária para a instalação eléctrica (BMW)
- Codificação (BMW).

De qualquer forma, embora tenha em mente instalar os niveladores, e tenha descrito o que foi feito durante a instalação dos Xénon, quando eu chegar a casa, vou tentar não me esquecer de digitalizar essa folha com as referências das peças, ok?

Se por acaso me passar, manda uma PM!
Comprar estas peças e montar, fica em valores na casa dos 500€ para as ópticas mais 700€ em mão-de-obra (c/ peças incluídas) na BMW.
Os niveladores de faróis custam uns 200€ adicionais, e os lava faróis, cerca de 150€. É sempre a somar!

Para confirmarem a questão do preço, e indo de encontro ao que falo naquele post citado, deixo aqui uma digitalização do serviço que foi feito na BMW para meter tudo a funcionar (mais uma vez, lembro que já tinha comprado as ópticas e montado na oficina do meu pai, assim como os lava-faróis e respectivas cablagens):

http://img294.imageshack.us/img294/1...ovativo001.jpg

A 2ª opção da 2ª alternativa, é a de comprar as ópticas e fazer um circuito eléctrico no interior das mesmas, por forma a que a troca das ópticas de halogéneo para as de xénon seja do tipo plug n play.
Em todas as opções, têm sempre de desmontar o pára-choques para conseguirem montar as ópticas no sítio. Para mais informações sobre este esquema, e em jeito de DIY, deixo aqui este link:

http://www.bmwfaq.com/f31/brico-xeno...-angel-411742/

A 3ª opção, e para poupar a trabalheira do circuito eléctrico, há pessoas que vendem as ópticas OEM já com este circuito eléctrico no interior da óptica. Vocês só têm o trabalho de fazer a desmontagem das velhas e trocar pelas novas.

Nestas 2 últimas opções, é claro que o facto de não terem niveladores nem lava-faróis, podem proporcionar alguns problemas mais tarde, mas é como em tudo, há quem tenha conhecimentos, há quem tenha sorte, e há quem tenha azar...façam como vos for mais conveniente.

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Finalmente a 3ª alternativa, passa por comprar umas ópticas idênticas às OEM, com os angel eyes, mas que no olho de boi de médios/máximos vem com uma lâmpada de halogéneo. Estas ópticas sao homologadas, e consequentemente não precisam de niveladores, lava-faróis e são de troca directa com as OEM de halogéneo.

Têm uma outra vantagem ainda, que é o facto de serem mais baratas (custam entre os 200 e 300€), e têm disponíveis com o fundo "prateado" idênticas às originais, e com fundo preto...para quem prefira um look mais escuro.





Com estas ópticas, podem alternativamente meter uma lâmpada de halogéneo de 6000K ou 8000K no lugar dos médios/máximos, para simular o look OEM, ou em alternativa, instalar um Kit-Xénon em cada um dos médios. Contudo, com esta última, cada kit custa cerca de 100€, e o facto de terem xénon implica que por lei, devessem ter lava-faróis e niveladores...atenção, eu disse DEVESSEM!

Espero que este post sirva como uma boa ajuda para esclarecer as pessoas interessadas em fazerem a troca de halogéneo para xénon nos série 1, assim como para ajudar a tomarem a melhor opção em função do gosto pelo material original, ou do gosto pela carteira!

Grande abraço e qualquer dúvida, não hesitem em perguntar.
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Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

Última edição por lude; 16-10-2010 às 15:48.
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