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Antigo 02-04-2009, 21:39   #3
lude
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Publicado originalmente por PauloNovo Ver Post
Comprar um carro usado não é tarefa fácil. Para começar vamos falar da quilometragem. Se você quer um carro que tenha a quilometragem real, compre a um particular. Poderà ter mais sorte
Sugiro passar na BMW. Lá eles conseguem saber se a kilometragem é real ou não.

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1 - Pintura. Observe atentamente se há diferenças de côr no veiculo e manchas de tinta nas borrachas e frisos. Pode ser que alguma parte do carro já tenha sido reparada.
É perfeitamente normal algum painel de um carro com mais de 5 anos já ter sido reparado.
ex: o carro ter sido riscado devido a vandalismo ou algum pequeno toque.
Importante é saber se o carro não esteve envolvido em algum grande sinistro!
Mais à frente, vamos ver melhor esse caso...

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2 - Suspensão. Pela forma que os pneus são gastos, poderàs ter idèia se o carro tem problemas de suspensão.
Ou, pode ser algo tão simples como a direcção desalinhada...

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3 - Ferrugem. Para ver se há ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da chaparia, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo).
Há sítios que geralmente nos esquecemos de verificar como por exemplo na mala junto à roda sobressalente.

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4 - Portas. Se as portas não fecham direito, muito provavelmente o carro já bateu e repare tambèm nas diferenças de espaços e aberturas.
Esta sim, é uma grande dica! Um olho bem treinado descobre logo se o carro já bateu ou não!
Também convém abrir o compartimento do motor, lá é fácil de descobrir se o carro já foi pintado. Ex: torres da suspensão!

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5 - Amortecedores. Balançando o carro em cima de cada roda conseguirà ver se o amortecedor está bom. Se ele pular mais de uma vez, està suspeito e serà melhor inspeccionar a fundo.
Para balançar mais do que 1 vez, é preciso estarem em muito, muito mau estado...
Mas, mais uma vez, não era isso que me ia impedir de comprar um carro.
Ainda à uns dias alguém comentou que meteu amortecedores novos por 280€

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6 - Vidros. Atenção às manchas nos vidros supostamente dificeis de retirar e picados.
Manchas difíceis? Com os produtos certos, nenhuma mancha é difícil!
Vidros, ópticas e capot picados? É uma consequência de circular a alta velocidade...

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7 - Motor. Veja se não sai uma fumo estranho do escape.
E... O que pode ser considerado fumo estranho? Branco, azul, preto?

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8 - Painel. Teste todos os botões e funções do painel. (ver no forum "em test mode e46")
Exacto! Quanto ao quadrante nada mais há a dizer.
Quanto aos botões, é só ir experimentando 1 a 1...

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9 - Veja também como estão os retrovisores, forro, estofos, todas as borrachas (as dos pedais e limpa para-brisas), mecanismos e sistemas dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.
Um dos sinais mais evidentes de desgaste é o volante, o banco do condutor, a alavanca da caixa de velocidades e as borrachas dos pedais.
Os vendedores de carros usados costumam ter especial atenção a estes items, restaurandos-os ou metendo novo. Dessa forma, o carro parece "novo".

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10 - Ar-condicionado. Teste o ar-condicionado pois este pode estar esgotado.
Esgotado? O que é que isso quer dizer? A precisar de recarga?

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11 - Observe os equipamentos de segurança e material necessàrio para manutencão do veiculo. (Macaco, chaves de roda, triangulo de prè-sinalização e claro sem esqueçer se contèm a roda suplente..
...

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12 - Travões. Veja se o carro está com o fluído em ordem, pisando no pedal do travão com o carro ligado em ponto morto. Ele tem que descer rapidamente, sem dificuldades.
Também pode acontecer o contrário... Depois do carro se imobilizar após uma travagem, o pé continuar a descer. Nesse caso é a bomba do servo-freio que está a pedir reforma.

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13 - Veja se as revisões foram todas feitas corretamente se existir um livro de revisões.
Alguns stands dão-se ao luxo de falsificar as revisões...
Deitam fora o livro original do carro, compram um livro original na marca (7€) e depois falsificam-no!

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14 - Chassi. O número do chassi deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, isso indica que possivelmente foi algo alterado e desista da compra para que no futuro não tenha sèrios problemas.
Cá em PT, o número não está gravado nos vidros.
Quanto ao chassis, algumas oficinas que "trabalham" com os "amigos do alheio" chegam a soldar os números de carros acidentados (salvados) em carros roubados. Mais uma vez, todo o cuidado é pouco!

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Se você gostou do carro, leve para o seu mecânico verificar os itens abaixo indicados:
1 - Situação do óleo do motor.
2 - Se a ventoinha do motor trabalha.
3 - O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve estar sujo e nem particulas de òleo.
4 - Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.
5 - Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas.
Este género de verificações pode ser feita por nós mesmos...

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6 - Avaliação da suspensão, freios e direcção assistida entre outras anomalias que poderão estar fora da nossa vista.
Podemos levar o carro a um centro de inspecções. Lá, eles testam suspensões, direcção, gases de escape, fugas de óleo, etc

abraço,
NunoC
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BMW 330Cd | Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS


"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
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