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Antigo 11-08-2010, 15:04   #47
M-Maika
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Publicado originalmente por lude Ver Post
Ele mandou a boca, agora queria saber se consegue apresentar algum tipo de factos ou se vai-se ficar por aquilo...



Acho que já me deves ter visto em algumas discussões épicas com o Anusko "na porta ao lado", à coisa 2 pares de anos.
Ele sempre defendeu carros com turbo e eu os atmosféricos. Curiosamente, um dos meus argumentos (iniciais) foi aquele
que acabaste de dar: poucos fabricantes conseguem fazer motores potentes capazes de girar a 8000rpm sem se desintegrarem.

Mas, se por um lado sempre defendi a "pureza" dos motores atmosféricos, fruto da excelência da engenharia, os tempos actuais
(e sobretudo o preço dos combustíveis!!!!) levaram-me a olhar de outra forma os motores com admissão forçada.

Actualmente conseguem-se potências de um motor 1400cc que ainda à pouco só estavam ao alcance de um motor de 2500cc...
E, o grande feito não é só na potência como também os baixos consumos e distribuição muito plana da curva de binário.

PS: este 330Cd foi o meu 1º carro a diesel, todos antes dele foram a gasolina (Bem... houve um híbrido)
E, ainda conservo um a gasolina que apesar dos seus 18 anos faz 7.500rpm com a maior satisfação!
Continuo a achar que o felling de um aspirado nunca terá nada a ver com um turbo. Ganhasse numas coisas e perde-se noutras.

Cumprimentos,

Maika
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