Ver Resposta Única
Antigo 25-07-2010, 00:41   #1
MEg-LitU
Lavador
 
Registado em: Jul 2010
Localização: Braga - Portugal
Posts: 6
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para MEg-LitU
Padrão Nunca antes visto - Cadillac 1914

Viva,

A pedido do lude, mostro aqui um dos últimos trabalhos.

Ora bem, poucas palavras definem aquilo que senti quando vi este carro pela primeira vez, e espantado perguntei: “ Este é para fazer?” (detalhe entenda-se) e quando obtive a confirmação fiquei em pulgas, sabendo de antemão que é um carro histórico e como tal devia ter uma abordagem totalmente diferente da de um detalhe normal.

Tiraram-se umas fotos antes sequer do carro ver água, esteve guardado durante algum tempo e como tal tinha já sujidade entranhada











Uma das zonas mais castigadas, dado que também servia para pousar pés



As cavas todas sujas, como é habitual



E a capota já evidenciava algum bolor





Tal como os pneus e zonas adjacentes





E pronto, não havia muito a dizer da pintura, contaminação não tinha, mas estava completamente riscada como se pode atestar





Toma a pegar nas armas para esta batalha e começaram as limpezas, com um pouco de tudo APC, Carstar, Champô









Altura da secagem do carro com a Wafle Weave





E enquanto se tratava do exterior, o interior também ia sendo lavado. Abaixo podemos ver as poltronas



Ao contrário do que é habitual, desta vez começou-se pelos recantos e pelo polimento dos latões
Aqui um 50/50 do interior de um dos faróis, estavam extremamente baços e riscados.



Felizmente existe remédio e após um polimento com muito cuidado, ficou assim



Porque o detalhe é feito de pormenores, não se podia deixar nada ao acaso neste exemplar.
O rebordo do farol estava já demasiado oxidado.
Fica aqui o antes



E o depois



Este carro estava repleto de coisas boas para se mostrar o efeito de um detalhe, vai daí mais um 50/50



E já agora também ao termómetro



Que no final ficou assim



E porque não às lâmpadas?



Aqui tínhamos a tampa de um farol completamente tratada



Fica o registo do antes



E do depois



Outra coisa a sofrer o desgaste do tempo eram as cintas de couro que prendem o pneu suplente. Estavam super secas e tesas como se pode ver.



Depois de lavada e devidamente hidratada, o couro recuperou a elasticidade original
Em cima – já tratada
Ao centro – apenas lavada
Em baixo – aspecto original





Note-se bem a diferença na elasticidade do couro





Durante o polimento das “janelinhas” de trás





Já se via melhor um pouco



Tratados os pormenores foi altura de começar a apalpar terreno e avançar para a correcção de pintura
O que se esperava não era muito animador e sabendo de antemão da idade do exemplar, não seria um trabalho para ficar swirl free, ainda assim conseguiu-se um nível de correcção muito bom



E o depois



Comparação entre painéis



Esta zona era mesmo a mais mal tratada derivado a estar muito próxima do suporte onde a capota apoia (que foi desmontado para se alcançar o melhor resultado possível)



Entretanto, um guarda-lamas pronto



E para o capot achou-se melhor desmontar, caso contrário não iria ficar como a gente gosta



A cada painel parecia que os riscos tinha sido plantados, tal era a quantidade



E podia-vos dizer que ficou assim



Quando na verdade ficou assim.

Conclusão, basta um pequeno desvio da câmara para se deixarem de captar os defeitos e quem vê ser enganado pelas fotografias.
Já fui acusado de manipular imagens, quando nunca o fiz, mas quero apenas com isto mostrar que se tivesse alguma coisa a esconder não mostraria a foto abaixo e enganaria todos os leitores com a foto de cima.



Mas voltando ao que interessa, capot fora e este era o antes



50/50



Já com metade feito



E por fim, concluído e montado no sitio



Esta é mais uma zona que devia servir para apoiar os pés, para se intervencionar o motor



Os pneus já haviam sido condicionados aquando da lavagem inicial, fica o registo



E com o carro praticamente concluído começaram a tirar-se alguns bonecos

















E siga para fora, que é para toda a gente ver o Cadillac brilhar como nunca



As guelras do capot deram imenso trabalho a isolar, uma por uma, mas ficaram fabulosas







Entretanto já tínhamos convidado especial para a festa







As imensas jantes de 36”



E como o carrinho não se podia sujar, lá foi rolando em cima do reboque para que não ficasse sujo

MEg-LitU está desligado  
                                                        Responder com citação