Ver Resposta Única
Antigo 09-03-2009, 16:51   #3
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por M-Maika Ver Post
Esse video não mostra nada a não ser os carros a zarpar e nunca se chega a ver o resultado final que era bastante óbvio.
Na minha opinião dá para ver... O Ibiza arranca à doidinha, aquilo tem uma aceleração espectacular!
Se pensarmos que o CTR vai a 270Km/h e não consegue alcançar os outros, dá para perceber que o
Ibiza além da aceleração também está com uma boa velocidade de ponta.

Na realidade, é fácil vermos esta questão matematicamente.
Como todos nós fabemos, F = m . a (força = massa vezes aceleração). Então, a = F/M. A aceleração é igual à força a dividir pelo peso.
Fazendo uma grande simplificação, podemos considerar que F = potência do motor que acaba por empurrar o carro para a frente.
Para um Ibiza com 300cv e 1100Kg de peso, a = 300/1100 = 0,27m/s
Para um M3 e46 com 346cv e 1600Kg de peso, a = 300/1100 = 0,21m/s
Se o M3 e46 tivesse 400cv, ficava a = 400/1600 = 0,25m/s
Isto foram contas de merceeiro! Não fui ver o peso real dos carros, mas não deve andar muito longe.

Mas, o melhor exemplo é o Ariel Atom! Pesquisem na net e vejam esse rocket!
Animado por um motor de Honda Civic, em pista dixa para trás carros como o Ferrari Enzo, Porsche Carrera GT, Mercedes SLR e (quase) tudo o que vier!
O segredo? Como seria de esperar, é o seu baixo peso! a = F/m = 300 / 600 = 0,5m/s
Mais uma vez não fui ver o peso exacto do carro, mas não deve andar muito longe.

Citação:
PS: Sem ofender quem o colocou aqui.
Pela parte que me toca, tudo bem Eu nunca disse que estava sempre certo nem que sou o dono da verdade.
Desde que não me ofendam pessoalmente, garanto que nunca vou ficar minimamente chateado com opiniões 100% contrárias às minhas.
Se todos pensássemos da mesma maneira, o mundo seria uma grande seca! Não concordam?

Citação:
E tem mais, leva o ibiza para um track day e depois também vês o resultado. Já para nao falar no honda.
Certo! Eu apenas estava a comentar a aceleração (e velocidade) do Ibiza.
Com certeza que numa pista o Ibiza não tem a mínima hipótese!
Já andei num de 130cv e a velocidades na casa dos 200Km/h aquilo abana por todo o lado, não transmite segurança nenhuma...
E, até é um carro com uma suspensão dura! Mas, as suas pequenas dimensões não permitem milagres.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 09-03-2009 às 16:57.
lude está desligado   Responder com citação