Tópico: Pneus Run Flat
Ver Resposta Única
Antigo 11-07-2010, 11:33   #1
fgarcia
Lavador
 
Registado em: Jul 2010
Posts: 1
Padrão Pneus Run Flat

Tenho um 320D Coupé de fins de 97 com 40000 km, com pneus Continental Run Flat, em perfeito estado até há 2 dias atrás.
Carreguei o carro com condutor e 2 passageiros de 60 kg e malas no porta bagagens, mas confesso que nao verifiquei pressao dos pneus traseiros, nem lhes aumentei a pressao como recomendado. Visualmente o pneu traseiro estava igual ao dianteiro, isto é, cheio.
Ao fim de 130 km de auto-estrada a 150 km/h e a fazer boas médias de consumo (lembro-me de reparar nesse pormenor) o pneu traseiro do lado do passageiro rebenta por desgaste total até às lonas. O outro pneu traseiro nao chega a rebentar, mas fica completamente arrasado.
Nao queria acreditar no que via! Notei que os pneus nem sequer estavam muito quentes. 2 cm de piso de borracha desapareceram em menos de uma hora, talvez mesmo em 15 minutos.
Muito antes da indicaçao de perda de pressao, já se sentia uma pequena vibraçao, que atribui a irregularidade do piso, mas que era já sinal de problema num pneu.
O manual BMW diz: " No caso de uma perda de pressao, a rolagem dos pneus modifica-se, e com isso, a velocidade de giro da respectiva roda. Esta modificaçao é reconhecida e informada como indicador de pneu furado.". Mas este aviso chegou tarde de mais, o dano já estava feito.
O manual diz que cada vez que muda a pressao dos pneus ou cada vez que se engata um reboque, o sistema tem que ser inicializado no painel de instrumentos. Mas alguém faz isto?
A diferença da velocidade de giro das rodas de traçao é suficiente para explicar o sucedido? Neste caso, nada tem a ver com os pneus Run Flat, poderia acontecer com quaisquer pneus? (compreendo que com pneus vulgares o carro parava logo).
Poderei tirar a conclusao de que a salvaçao de um par de pneus Run Flat (600 €) depende da pressao correcta, com carga/sem carga, da prontidao do aviso no painel, e esta por sua vez da inicializacao do painel? Nao acredito que haja muitos condutores a cumprirem estes procedimentos, cada vez que carregam o carro e partem em viagem.
fgarcia está desligado  
                                                        Responder com citação