Ver Resposta Única
Antigo 05-07-2010, 13:22   #112
Rui Ramada
Lavador

Registado em: Jun 2010
Padrão

Em 2009 tive também o azar de comprar um 116d e passado cerca de 3 meses comecei a sentir uma trepidação anormal e intensa (parecia que a viatura e desfazer-se) ao fazer o ponto de embraiagem nas subidas.
Ando há quase um ano a tentar resolver o problema tendo consultado 3 concessionários diferentes e foram substituidas 2 vezes a embraiagem e 3 vezes o volante do motor, o que não deu em nada porque passados 1.000kms o problema volta.
Da última vez que deixei a minha viatura num concessionário estive privado da mesma 1 mês e no final informaram-me que um técnico da BMW Portugal tinha chegado à conclusão que estava tudo bem com a embraiagem após um teste de estrada.
Não me deram hipotese de experimentar a viatura com a BMW Portugal conforme tinha pedido para comprovar a deficiência. Ora tanto eu como um mecânico amigo como o chefe de oficina todos reparámos na deficiência só a BMW Portugal não detecta. Cá para mim como a BMW Portugal não tem solução para este tipo de problemas tenta fugir das suas responsabilidades e encobre o problema aos seus clientes, o que é mais grave ainda.
Já cheguei à conclusão que a satisfação do cliente não é importante para a BMW e quem pense que o seu problema será resolvido está enganado porque se repararem nos foruns o mesmo persiste desde 2008.

Após falar com diversas pessoas ligadas directa ou indirectamente à BMW penso que o problema da trepidação deve-se à conjugação dos seguintes factores:
a) As versões 116d e 118d não têm muito binário e quando se faz um ponto de embraiagem numa subida mais inclinada sem se dar muita aceleração acontece um aquecimento na ambaraiagem e volante resultando em folgas futuras nessas peças.
b) Tanto a embraiagem e o volante do motor que vêm acoplados no motor N47 (última geração) não são muito resistentes aos aquecimentos, não sei se devido à politica de contenção de custos por parte da fábrica ou se para eliminar o amianto fazem-se embraiagens e volantes de motor mais fracos.

A única solução do meu ponto de vista é aumentar o binário às viaturas e montar embraiagens e volantes do motor diferentes das que vêm de serie

Qual a vossa opinião?
Rui Ramada está desligado   Responder com citação